A Influência da Comunicação Sem Fio Ad Hoc na Coordenação de Veículos Aéreos não Tripulados Utilizando Inteligência de Enxames

  • Diego M. P. F. Silva
  • Luiz Felipe F. de Oliveira
  • Carmelo J. A. Bastos Filho

Resumo

Este artigo propõe estudar a influência da comunicação sem fio ad hoc na coordenação de múltiplos veículos aéreos não tripulados (UAVs, Unmanned Aerial Vehicles) utilizando inteligência de enxames. O objetivo foi utilizar conceitos de inteligência de enxames e enxames de robôs na coordenação dos UAVs, tendo como objetivo a realização de atividades de patrulha territorial e rastreamento de alvos m´oveis compartilhando informações por meio de uma rede de comunicações ad hoc. Uma ferramenta computacional foi construída para implementar e simular os mecanismos e estratégias propostos. Os resultados evidenciaram que a comunicação utilizada, sem fio ad hoc 2 conectado aumenta a efetividade do sistema e que múltiplos UAVs coordenando suas atividades com as estratégias, mecanismos e abordagens propostas são mais efetivos que um único UAV ou múltiplos UAVs sem comunicações entre eles. Emergiram alguns fenômenos visuais interessantes como, por exemplo, a formação natural, a partir das posições dos UAVs, de figuras geométricas simétricas, a saber, triângulos equiláteros, quadrados, pentágonos e hexágonos, dependendo do número de UAVs envolvidos no rastreamento e a formação, também natural, de subenxames, tendo como consequência o aumento da área territorial coberta e a possibilidade do rastreamento de mais de um alvo paralelamente.

Publicado
2012-12-31
Como Citar
M. P. F. SILVA, Diego; FELIPE F. DE OLIVEIRA, Luiz; J. A. BASTOS FILHO, Carmelo. A Influência da Comunicação Sem Fio Ad Hoc na Coordenação de Veículos Aéreos não Tripulados Utilizando Inteligência de Enxames. Revista de Tecnologia da Informação e Comunicação, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 17-25, dez. 2012. ISSN 2237-5104. Disponível em: <http://rtic.com.br/index.php/rtic/article/view/27>. Acesso em: 08 mar. 2021.
Seção
Artigos