Estado da Arte de Redes Ópticas Elásticas Translúcidas para Cenários de Tráfego Dinâmico em Redes Metropolitanas e de Longas Distâncias

  • Matheus de Araújo Cavalcante
  • Helder Alves Pereira
  • Daniel Augusto Ribeiro Chaves
  • Raul Camelo Andrade de Almeida Júnior

Resumo

Com a aplicação e a utilização de regeneradores eletrônicos nas redes ópticas elásticas, o sinal óptico propagante pode percorrer um número maior de nós intermediários ao longo dos caminhos ópticos. Isso permite que mais requisições de chamadas possam ser atendidas com certas taxas de transmissão de bit e formatos de modulação específicos. Este artigo tem como objetivo apresentar o estado da arte, no que se refere às redes ópticas elásticas translúcidas, considerando cenários de tráfego dinâmico e de simulação envolvendo redes metropolitanas e de longas distâncias. No contexto das redes ópticas elásticas translúcidas, serão abordadas algumas das ferramentas de simulação, arquiteturas de nós compostos por dispositivos de largura de faixa variável, modelagens analíticas das penalidades físicas, algoritmos de alocação de nós translúcidos, de utilização de regeneradores, além de roteamento, atribuição espectral e de formato de modulação.

Publicado
2017-08-29
Como Citar
DE ARAÚJO CAVALCANTE, Matheus et al. Estado da Arte de Redes Ópticas Elásticas Translúcidas para Cenários de Tráfego Dinâmico em Redes Metropolitanas e de Longas Distâncias. Revista de Tecnologia da Informação e Comunicação, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 24-32, ago. 2017. ISSN 2237-5104. Disponível em: <http://rtic.com.br/index.php/rtic/article/view/86>. Acesso em: 19 nov. 2017.
Seção
Artigos